Saltar para o conteúdo

Novidades

Fotografar o céu noturno em casa

por Adam Williams 27 Sep 2022 0 Comentários

A astrofotografia percorreu um longo caminho nos últimos anos. Há milénios que admiramos o nosso céu noturno e, tanto quanto sabemos, os seres humanos têm utilizado as estrelas para navegação e têm sido importantes do ponto de vista espiritual e religioso. Nas últimas décadas, a tecnologia permitiu-nos ver as estrelas de uma forma que os nossos antepassados nunca pensaram ser possível. Mais recentemente, os avanços na fotografia digital permitem-nos captar em casa imagens incríveis do céu noturno, incluindo a nossa galáxia, chuvas de meteoros e até a superfície do Sol.

Agora, fotografar estrelas distantes não é apenas o trabalho dos astrónomos. Qualquer pessoa pode pegar numa câmara, ou mesmo num smartphone, e captar belas imagens no conforto da sua própria casa. Tudo o que precisa é da sua câmara ou telemóvel, de uma noite escura e da vontade de tentar.

 

Eis como pode experimentar a Astrofotografia em casa.

 

Preparar

Idealmente, arranje uma câmara digital. Uma SLR digital compacta é a melhor opção porque tem uma gama de definições que o ajudarão a otimizar as suas fotografias.

Coloque a sua câmara no modo manual e desactive a focagem automática. Desta forma, tem controlo total sobre a sua lente e o seu obturador, para o ajudar a captar algumas imagens incríveis.

As três definições principais em que se deve concentrar são:

Abertura

A abertura é a quantidade de luz que a lente da sua câmara permite quando liberta o obturador. Na maioria das câmaras, a abertura é medida por um F/stop, com valores como F/16, F/11, F8, F/5.6, F/4, F2.8, F/2 e F/1.4

Quanto mais baixo for o f/stop, mais luz será permitida através da sua objetiva. Assim, quanto mais baixo for o número, mais longa será a exposição. Pode experimentar a sua abertura para ter uma ideia de como um aumento ou uma diminuição da exposição afecta as suas imagens.  

Tempo de exposição/Velocidade do obturador

O tempo de exposição é o tempo que o obturador da sua câmara permanece aberto quando prime o botão para tirar fotografias. Este tempo é medido em fracções de segundo. Quanto mais tempo o obturador permanecer aberto, maior será a exposição da imagem. Em condições de pouca luz, uma velocidade do obturador mais longa permite obter uma imagem melhor, mas certifique-se de que a sua câmara está estável ou de que utiliza um tripé resistente.

Exposições mais longas, de 25 segundos ou mais, começarão a mostrar rastos de estrelas e a captar o movimento de uma estrela à medida que viaja pelo céu. Experimentar com velocidades do obturador

ISO

ISO significa Organização Internacional de Normalização. O ISO determina a sensibilidade do sensor de imagem e diz à sua câmara quanta luz precisa de captar para criar uma imagem.  

Geralmente, deve experimentar utilizar números ISO mais elevados, uma vez que tornam a sua câmara mais sensível, permitindo-lhe captar objectos mais escuros, embora resultem em imagens mais granuladas.

 

O momento certo

Uma boa dica é tirar fotografias de manhã cedo, mesmo antes do amanhecer, porque os níveis de poluição luminosa são os mais baixos. Encontre a parte mais escura do céu noturno que conseguir. É melhor viajar para o campo, longe das luzes brilhantes das grandes cidades.

A Via Láctea

Capturar imagens da Lua pode ser incrivelmente satisfatório. É claro que é um grande alvo acima de nós que podemos ver em várias fases do Calendário Lunar. Ao fotografar objectos mais distantes do nosso sistema solar, a luz solar reflectida pela superfície da Lua pode ter um impacto na nossa capacidade de captar a imagem perfeita. Evite as luas cheias para captar a luz das estrelas em toda a sua glória.

Pensar na composição

Comprar um tripé não é essencial, mas permitir-lhe-á enquadrar a sua fotografia e manter a câmara estável se estiver a tirar uma fotografia com uma exposição muito longa.

A escolha de um primeiro plano interessante pode melhorar as suas imagens do espaço.

Árvores ou edifícios em silhueta contra um pano de fundo de estrelas rodopiantes têm um aspeto deslumbrante e ter algumas fontes de luz no chão pode complementar os picos de estrelas no céu.

A utilização de uma lente grande angular ou de uma lente olho-de-peixe permite-lhe captar mais imagens. Ao utilizar uma objetiva maior, brincar com a abertura e o ISO ajudá-lo-á a ajustar as definições e a obter a fotografia perfeita do céu noturno.

Nos últimos anos, surgiu uma espécie de competição internacional amigável entre os fotógrafos de Astro, especializados em combinar extraordinários primeiros planos terrestres com cenários celestes. A partilha das nossas imagens nas redes sociais tornou muito mais fácil mostrar a nossa astrofotografia ao mundo. As longas exposições do nosso céu noturno são muito populares no Tik Tok e no Instagram, criando um verdadeiro envolvimento dos utilizadores.

Edição de fotografias e software

O software de edição de fotografias pode ajudá-lo a extrair o melhor dos seus esforços no terreno. Pegar numa imagem em bruto e aumentar a exposição pode mudar a sensação da imagem e adicionar matizes e alterar tons e matizes também irá sobrepor novas cores aos pontos brancos e brilhantes das estrelas.

Experimentar e divertir-se é a melhor forma de conseguir algo que capte a magia do céu.

A utilização de uma definição ISO elevada pode, por vezes, criar "ruído" numa fotografia, ou píxeis coloridos extra. Muitas suítes de edição permitem-lhe atenuar este problema com uma função de redução de ruído.

O software de edição gratuito para começar inclui Fotor e PhotoScape.

Para os editores de fotografia mais sérios, pode subscrever Adobe Lightroomque inclui uma série de ferramentas profissionais e a opção de criar pré-conjuntos por 12,49 euros por mês.

Partilhe a sua astrofotografia connosco em no Facebook 

Anterior
Próximo Post

Deixar um comentário

Os comentários têm de ser aprovados antes de serem publicados.

Obrigado por subscrever!

Este e-mail foi registado!

Comprar o look

Escolher opções

Opção de edição
this is just a warning
Iniciar sessão
Carrinho de compras
0 artigos